segunda-feira, 22 de novembro de 2021

COLECIONISMO

A febre dos anos 80 e 90 do século XX no centenário XXI

                                          Cyneida Correia, jornalista e colecionadora (Foto e Texto: Michel Sales)

A prática do colecionismo remonta a Antiguidade, a Idade Média e consolidou-se no Renascimento quando pela primeira vez os objetos foram recolhidos em espaços apropriados para serem admirados e estudados. Hoje, além da simples organização ou seleção de itens por categoria, o colecionismo possibilita a troca, venda e a realização de eventos.

No Brasil, as décadas de 1980/90 desprenderam enorme criatividade nos mercados da música, moda, danças, cinema, séries de TV, animações, quadrinhos e multiverso dos brinquedos - quando a Coca-Cola, Pepsi e outras marcas inseriram uma enxurrada de brindes promocionais instigando a obsessão do consumidor pelo hobby das coleções.

Atualmente, poucas pessoas guardam com carinho algum artigo daquela época, sejam miniaturas de carros, tazos, selos postais, cartões telefônicos, bichinhos da Parmalat, copos de requeijão decorados, geloucos, minibolas, livros, games, discos, CDs, adesivos, papéis de carta, bolinhas de gude, cédulas, moedas, chaveiros, etc.

Para a Jornalista Cyneida Correia, o colecionismo reforça a identidade pessoal, "A coleção é uma extensão da personalidade do colecionador incorporando lembranças da infância, conhecimento, perfeccionismo, prestígio e diversão", destacou.

Dessa forma, a nostalgia de outros tempos vem persistindo ardente na alma dos antigos aficionados e de novos entusiastas da cultura do colecionismo que a qualquer momento vivem e revivem seus melhores instantes.

"Todavia, na caçada destes ‘tesouros’, a carestia também tem sido um dos principais entraves no colecionismo, desestimulando e desfavorecendo muita gente, sobretudo, enfraquecendo a história e a amplitude do conhecimento para as gerações futuras", reforçou Cyneida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPAS ICÔNICAS

A magia visual de Eliran Kantor Por Michel Sales Quão gratificante é para os fãs de Heavy Metal montar sua coleção com álbuns icônicos, repl...