Professor insere tecnologia de
informação na cultura do movimento
“Por meio da ferramenta, o aluno acessa o saber e produz o conhecimento exercendo protagonismo”
As
Histórias em Quadrinhos (HQs) têm constituído imensa relevância e eficácia nos
trabalhos escolares, sendo aliada do ensino de Língua Portuguesa, História,
Geografia, Ciências, Artes, Religião e Matemática, tornando o aprendizado
divertido, reflexivo e prazeroso. Dessa forma, as HQs quando bem utilizadas
pelos docentes, buscam estimular melhor a compreensão didática pela união da
imagem e o texto, na contramão das proposições expostas apenas com as palavras.
Instigado
com esta observação, o professor Michel Sales (CREF: 001857-G/RR) - apaixonado
por Histórias em Quadrinhos - verificou a viabilidade dos gibis também no
processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da Educação Física para os
estudantes do Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e Eja (Educação de Jovens e
Adultos).
O
resultado de seu estudo foi publicado na Revista Temática, da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB), mostrando como os Quadrinhos facilitam a assimilação
de textos e desenhos inseridos na cultura corporal do movimento, ajudando de
forma efetiva no ensino da Educação Física.
Segundo
o autor do projeto, a possibilidade situou melhoras no ensino e aprendizagem
dos estudantes envolvidos na pesquisa. “Formulei os planos de aula
norteados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e logo produzi uma
ferramenta destacando a manipulação de imagens como metodologia, no que os
alunos pudessem obter a contextualização das informações - tomando próprio o
conhecimento - reconhecendo os tipos de valores que surgem das práticas
educativas, sobretudo, de maneira estimulante e agradável”, disse.
Amparado
na tecnologia, o professor Michel buscou inovar com seu projeto, aguçando sua
didática pelos caminhos da Educação Física em Quadrinhos. “Como
professor, devo considerar a manutenção de um saber crítico, instigante e
desafiador, no que os alunos sejam protagonistas do movimento, enquanto sua
inclusão social também é facilitada. Dessa forma, o viés dos Quadrinhos na
disciplina ajudou a despertar o ânimo dos estudantes e estimular seu interesse
para dialogar sobre o problema apresentado na HQ, discutindo soluções para
chegar a uma conclusão mais clara”, comentou.
Outro
fator referido pelo docente é a relevância da interdisciplinaridade, que
alinhou a Educação Física em HQ com diferentes componentes curriculares. “Essa
possibilidade também permite aos alunos a proximidade de mais conhecimentos
instrumentais, sendo que a disciplina está inserida na área de Linguagens,
permitindo a leitura, interpretação, produção e reprodução de textos e gestos
que podem ser transformados em âmbitos culturais, expressando emoções, desejos,
sentimentos e mensagens diversas asseguradas pela cultura corporal do movimento”,
destacou.
Com a produção do Quadrinho de Educação Física em dois volumes e no formato e-book, o professor Michel pretende viabilizar o material para acadêmicos e professores da área. “Essa é uma oportunidade formadora do aluno, no que o estudante assimile o ensino com linguagem acessível e clara, construindo o mundo por meio de tarefas, adaptando-se a novos elementos para produzir suas significações. Assim, a Educação Física em HQ instiga a criatividade e a personalidade integral do estudante com atividades lúdicas, privilegiando habilidades motoras, estimulando o desenvolvimento cognitivo e afetivo, além de contribuir com a prática social, interdisciplinaridade e inclusão por meio da tecnologia”, finalizou.
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O AUTOR
Michel Sales também é jornalista, graduado
na UFRR (Universidade Federal de Roraima). Ele escreveu Cruviana em
Taumanan de Macunaíma, enredo infanto-juvenil que engrandece as lendas
de Macunaíma e do Monte Roraima numa atenção poética, provocando a interação do
leitor ao encontro de significados curiosos, tentando abrir caminhos para
interpretações diversas, vestindo sua mente com mensagens sinuosas.
Escreveu ainda As
Aventuras de Juanito & Sua Corda Mágica, um enredo infantil que
narra o envolvimento de uma criança de 5 anos com seus amiguinhos de 9 anos e
familiares. A história aborda ainda o viés didático, estimulando organização,
higiene e respeito, além de atividades de escrita, cores e desenhos.
Como agente cultural, atuando com o grupo RR Clube HQ, Michel articulou vários eventos culturais em Boa Vista, dentre eles o Comics Fãs, destacando os 75 anos do Batman, realizado no Espaço União Operária/UFRR (Universidade Federal de Roraima); o Hobbit Day, no Overdoze, com apoio do Sesc-RR (Sistema Social do Comércio em Roraima); além de participação em Feiras de Ciências em escolas estaduais e municipais e inauguração de lojas, como o Diecast RR - Dia da Toalha, na Mega 3; Diecast RR - Dia do Futuro, Diecast RR - Despertar da Força, ambos no Pátio Roraima Shopping, bem como o Cosday na loja Panda Eletrônicos, no Roraima Garden Shopping e o Diecast RR - Militaria, na Loja GP Mania, Mercado de Pulgas, entre outros, e tudo isso com objetivo de reunir colecionadores de quadrinhos, figuras de ação, carrinhos etc.
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