quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

LEGADO ESTRIDENTE

Uma odisseia pelos reinos do Power Metal

 Por Michel Sales

 

No vasto multiverso do Power Metal, falar do fogo dos dragões, também do frenesi sexual das princesas é quase uma obrigação do estilo, onde bandas como Twilight Force, Rhapsody Of Fire, Dragonforce, Gamma Ray, Freedom Call, Dio e Blind Guardian se destacam entre os principais expoentes que melhor lidam com o tema.

Dessa forma, assegurando conceitos épicos e fantásticos, suas músicas e letras muitas vezes transportam os ouvintes para mundos de aventura e magia, repleto de criaturas lendárias.

Da Inglaterra, o Dragonforce ficou mundialmente conhecido por suas músicas rápidas e épicas, muitas vezes retratando batalhas e aventuras heroicas. Músicas como "Through the Fire and Flames" e "Valley of the Damned" frequentemente apresentam referências a dragões e sagas fantásticas.

Já com os alemães do Blind Guardian, suas letras são geralmente inspiradas em obras literárias de fantasia, incluindo as sagas de J.R.R. Tolkien. Em álbuns como "Nightfall in Middle-Earth", a banda explora temas épicos que muitas vezes incluem referências a dragões e batalhas fantásticas.

Com o Rhapsody of Fire possuindo letras repletas de fantasia e elementos épicos, os italianos desprendem um Symphonic Power Metal frenético, que também incorpora dragões em suas histórias musicais. Álbuns como "Dawn of Victory" e "Symphony of Enchanted Lands" são exemplos de suas incursões nesse território.

Além das narrativas heroicas e mitológicas, o estilo também é caracterizado por seu ritmo acelerado, som melódico e inspirador, tendo ainda como pontos-chave riffs de guitarra acelerados e vocais emotivos.

O uso de teclados e elementos sinfônicos também são comuns, adicionando uma sensação grandiosa as canções. O gênero incorpora ainda as singularidades da música clássica, criando um som teatral e bombástico.

Assim, envoltas na literatura também sobre anjos e demônios, pirataria, cruzadas, dimensões interplanetárias, bem como os folclores regionais, as bandas de Power Metal, dentro de suas faixas, elaboram histórias imaginativas, onde batalhas magistrais, heróis lendários e reinos místicos são motivos recorrentes no estilo, sendo o Helloween também frequentemente creditado como uma das pioneiras do Power Metal, especialmente com seus álbuns iniciais como "Keeper of the Seven Keys".

Outras bandas notáveis são o Stratovarius, Sonata Arctica, Grave Digger, Angra, Edguy, Yngwie Malmsteen, Manowar, Axl Rude Pell, Kamelot, Hammer Fall, Virgin Steele e Running Wilde, cada uma contribuindo para o desenvolvimento e popularização do estilo. Quanto aos fãs, o Power Metal possui uma base sólida e dedicada ao redor do mundo, com seguidores fortes especialmente na Europa, Brasil e Japão.

A natureza inspiradora e emblemática do gênero ressoa com esses ouvintes que se sentem atraídos por seus temas grandiosos e virtuosidade musical. No mais, vida longa aos dragões do Power Metal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPAS ICÔNICAS

A magia visual de Eliran Kantor Por Michel Sales Quão gratificante é para os fãs de Heavy Metal montar sua coleção com álbuns icônicos, repl...