quinta-feira, 26 de setembro de 2024

TREM DA ALEGRIA

Uma infância ao som do Pop Rock dos anos 80

Por Michel Sales 


Criado em 1985, o grupo infantil Trem da Alegria revolucionou o cenário infantil fonográfico, também televisivo, numa época repleta de criatividade no Brasil.

Com discos produzidos por Michael Sullivan e Paulo Massadas, a sonoridade do 'quartetinho' capturava um pouco dessa energia criativa da década, mesmo dentro do segmento infantil. Alguns elementos do pop rock, que era muito popular na época também podem ser percebidos nas batidas e nos arranjos das músicas do grupo, especialmente em faixas mais agitadas como "He-Man" e "Fera Neném". 

As letras carregavam o mesmo frescor e leveza que caracterizava o rock mais comercial e acessível daquele tempo. Além disso, muitos dos músicos que participavam das gravações do Trem da Alegria também trabalhavam com artistas do rock nacional, trazendo para o som do grupo alguns arranjos e influências típicas da época, como riffs de guitarra e bateria bem marcados, embora de forma mais leve e divertida, apropriada para crianças.


Essa mistura de gêneros era comum nos anos 80, quando o pop rock, o rock e a música infantil conviviam com certa fluidez no cenário musical brasileiro. Assim, enquanto o Trem da Alegria não fazia parte diretamente do movimento do rock nacional, ele refletia, em parte, o espírito criativo e dinâmico da música brasileira dessa época, representando vivia um grande movimento de renovação musical, atrelado ao surgimento de várias bandas de rock que marcaram a década, como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs e Ultraje a Rigor.

SEGUNDA CACETADA

Já em 1986, com o lançamento do segundo álbum, o Trem da Alegria era formado por Patrícia Marx, Luciano Nassyn e Juninho Bill. O disco dessa turminha consolidou ainda mais o sucesso do grupo no cenário musical infantil da década de 1980.

E entre os maiores sucessos do álbum estavam as músicas “He-Man”, que se tornou um verdadeiro clássico, e “Fera Neném”. As canções traziam uma mistura de temas fantasiosos e diversão, com uma pegada pop e um forte apelo junto ao público infantil. Outros destaques incluem “Uni Duni Tê” e "É De Chocolate", que também são muito lembradas até hoje.

Esse disco foi fundamental para consolidar o Trem da Alegria como um dos maiores fenômenos da música infantil dos anos 80 no Brasil, sendo um marco na carreira do grupo e deixando uma marca nostálgica em muitos que cresceram ouvindo suas músicas.

Nota 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGADO ESTRIDENTE

Freedom Call e a grandeza épica de Dimensions Por Michel Sales  Conhecido por sua sonoridade otimista e épica, o Freedom Call lançou em 2007...