Professor de Roraima cria jogo estratégico inspirado em guerras históricas
Por Michel Sales
A criatividade humana é um motor extraordinário que impulsiona a evolução ao longo das eras. Seja nas artes plásticas, na arquitetura, na engenharia, na eletrônica ou na tecnologia, as grandes ideias moldam o mundo, inspiram gerações e transformam a sociedade em movimento constante.
É assim que surgem invenções, conceitos e obras que marcam a história e redefinem o cotidiano humano. Nessa mesma trilha de pensamento inovador, o professor de Artes Visuais Saulo Rodrigues desenvolveu um jogo de militaria inspirado nos grandes conflitos mundiais. Sua criação recria cenários minimalistas, porém ricamente detalhados, utilizando figuras de ação no estilo Lego. Cada peça do jogo nasce de pesquisas históricas e referências cinematográficas presentes em filmes, séries e documentários como Operação Valquíria, O Resgate do Soldado Ryan, Bastardos Inglórios, 1914 – A Primeira Guerra, 1917, Dunkirk, Cavalo de Guerra, Até o Último Homem, entre outros.
"Bricks Warfare é um jogo estratégico de combate onde dois esquadrões duelam usando miniaturas inspiradas no estilo Lego. Antes de cada partida, os jogadores montam seus times escolhendo diferentes soldados, habilidades e equipamentos, de acordo com a estratégia desejada. As ações de ataque, defesa e movimentação são decididas com dados de seis lados, o que traz suspense, imprevisibilidade e momentos épicos a cada turno. Ao final, vence não apenas quem tem força, mas quem consegue combinar criatividade, planejamento e estratégia de forma inteligente", explicou.
A experiência proporcionada pelo jogo é imersiva e tangível: simula diferentes realidades, revela estratégias militares, destaca artefatos históricos e oferece um vislumbre da vida e das operações em bases militares. Uniformes, mapas de guerra, equipamentos de comunicação, veículos, aeronaves, armamentos e até conspirações completam o universo criado pelo professor, aproximando o jogador de um cenário histórico recriado com precisão e criatividade.
"A proposta central do Bricks Warfare é recuperar a convivência familiar e social por meio de jogos físicos. Em um cenário onde muitos jovens passam horas conectados ao universo digital, o jogo surge como uma alternativa criativa para aproximar pessoas, estimular o diálogo e promover momentos reais de lazer entre familiares e amigos. Nesse intuito, Bricks Warfare é uma experiência que une diversão, estratégia, imaginação e narrativa, resgatando o prazer de jogar lado a lado — olho no olho, riso solto e memória afetiva. Para mim e para meu filho, ele representa conexão, criatividade e tempo de qualidade compartilhado", reforçou Saulo.
No início de novembro, o jogo criado pelo professor Saulo ganhou destaque no evento promovido pelo RR Clube HQ, durante a celebração dos 85 anos do Batman, realizada na sede dos Skarn Riders Moto Clube. Na ocasião, Saulo apresentou ao público e à imprensa o funcionamento do jogo e explicou como as narrativas de guerra são incorporadas à experiência lúdica. "Durante os eventos do RR Clube HQ, inclusive nos shoppings de Boa Vista, apresentamos coleções que representam diferentes épocas, despertando a nostalgia de décadas marcantes para os colecionadores. Nosso grupo reúne uma grande diversidade de produtos, e destacar conhecimento por meio de miniaturas é parte essencial da nossa proposta", destacou.
MAIS SOBRE A CRIAÇÃO DO JOGO
O professor Saulo conta que desde criança é fascinado por action figures. “Minha paixão iniciou com soldados de plástico e os clássicos G.I. Joe. Ao longo dos anos, esse hobby evoluiu para o miniaturismo e para o interesse por jogos estratégicos. Foi quando percebi que poderia unir tudo isso — colecionismo, estratégia e convivência — em um jogo que eu pudesse compartilhar com meu filho. Ele participou de cada etapa: testou, opinou e ajudou a construir as regras. Assim nasceu o Bricks Warfare: um jogo que resgata a imaginação, fortalece vínculos e transforma qualquer mesa — ou sala — em um campo de batalha criativo e único”, comentou.
Com o passar do tempo, Saulo explica que continuou
colecionando e se aprofundando no universo do miniaturismo. “Estudei
temas militares, técnicas de modelagem, pintura e composição, transformando um
simples hobby em uma verdadeira paixão. Assim, cada partida é única; cada
cenário, uma nova história; e cada jogo, uma experiência diferente — sempre
guiada pela imaginação e pelo prazer de criar juntos”, concluiu.




Nenhum comentário:
Postar um comentário