quarta-feira, 13 de outubro de 2021

CONCEITOS

Quadrinhos, ficção científica, realidade e fábulas, referências que aquecem o Metal

Por Michel Sales

O Heavy Metal, por excelência, é um estilo musical que caracteriza infinitas alusões sociais, abordando temas diversos sejam eles culturais, políticos, econômicos, religiosos, caóticos, conflituosos e até mesmo as lendas e o universo flertam em sua harmonia.

Muitos destes conceitos são inúmeras vezes repensados e retransmitidos na realidade atual ou de uma época especifica, reparada na literatura ou nos noticiários, por exemplo, sendo vociferados em canções que interpelam demasiadamente a sociedade.

Esta é a maneira do Heavy Metal trabalhar - sempre de forma sincera, embora às vezes complexa - seja qual for a vertente: Thrash, Black, Death, Power, Thrue, Hard, AOR, Doom, Gothic, Glam, etc., as referencias são o mote da configuração necessária para o artista focar seu ideal harmônico partindo da peleja cotidiana dispersa na atmosfera ou além deste alcance, quando até mesmo o silencio é uma nota musical.

Dentre as bandas de Metal, temas sobre violência ou fantasia são bastante comuns, além de abordar o mundo pós-apocalíptico e conspirações que são deveras repetitivos no estilo. Mas no que mais os músicos se inspiram para compor suas grandiosas e às vezes horrendas sagas, conjurando expressá-las com berros líricos e bastante feeling para os apreciadores?

Bandas como Testament, Helloween, Manowar, Blind Guadian, Gamma Ray, Queensryche, Iron Maiden, Dark Avenger, Grave Digger, Black Sabbath, Judas Priest, Torture Squad, Kiss, Circle II Circle e Saxon, por exemplo, são grupos clássicos que já flertaram sobre diversos conceitos, sejam eles os dragões, as previsões de Nostradamus, as lendas arturianas, o multiverso, a pirataria, a fome, os templários, os vikings e a cabala.

Mas pense você que até mesmo os quadrinhos foram influência para estes caras. Dessa forma, é incrível amarrar tamanho conhecimento entre a música e a leitura, o desenho e a pintura, a fotografia e os balões, o preto e o branco, o cinza e o vermelho, a vida e a morte, o fogo e o vento, as fendas da terra e as tempestades.

Quão épico é o Heavy Metal aproximando diálogos distintos, mas que na verdade não caminha um sem o outro, sendo o cinema e a sintonia, o movimento e a vibração, a mudez e a arte como um todo.

            Confira na imagem a lista de quadrinhos e livros específicos para apreciar com uma boa música como se fosse uma trilha sonora em sua viagem de conhecimentos. Fica a dica, aproveite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOOD KISSES

A obra-prima sombria que imortalizou o Type O Negative Por Michel Sales Misturando elementos de doom metal, gótico e rock alternativo com um...