segunda-feira, 10 de abril de 2023

FOLCLORE

Cruviana em Taumanan - Simbologia e sentido nas lendas de Roraima


Canaimé, Tepequém, Monte Roraima e os bichos aos redores manifestam o contexto de Cruviana em Tauman de Macunaíma, obra literária infantojuvenil inédita do jornalista Michel Sales. A narrativa é uma composição poética que desbrava e engrandece a simbologia indígena tão significativa na extensão Norte do Brasil.

Segundo o autor, o livro instiga a interação do leitor ao encontro de excentricidades curiosas, tentando abrir caminhos para interpretações diversas, vestindo sua mente com mensagens sinuosas. “Cruviana em Tauman de Macunaíma é um improviso erudito baseado em fragmentos épicos de lendas, poemas e canções, tomando como referências escritores consagrados da literatura mundial, desde Mário de Andrade, Guerra Junqueiro, Mário Quintana, Castro Alves, John Milton, William Shakespeare, Fernando Pessoa e outros mais que refletiram luz na composição deste trabalho”, explicou.

Cruviana em Tauman de Macunaíma está sendo lançado na internet reforçando lendas e mitos contados por povos através dos tempos, agregando episódios reais e fantásticos, argumentando situações misteriosas. “Esta é uma leitura que deve ser devorada num fôlego, observando seu forte domínio simbólico dando sentido às coisas do mundo”, comentou.

Contando com ilustrações de Livea Carmo, Cruviana em Tauman de Macunaíma também acentua o viés educativo da arte. “A Livea fez um trabalho original e muito bonito, suavizando toda a proposta, também com intuito de aproximar o leitor à narrativa, remetendo a chance de colorir as concepções, permitindo sua integração na construção literária. E esta leitura ainda amplia a criatividade do leitor para pensar profundamente em temas diversos da cultura mundial”, concluiu.


O CONTISTA

- Além de jornalista, Michel S. FEITOZA é licenciado em Educação Física, também é autor da série Educação Física em Quadrinhos, Volumes 1 e 2, onde apresenta mapas mentais de estudo e uma gama de atividades clássicas em conformidade com as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), destacando Esportes, Ginástica, Dança, Lutas, Práticas Corporais de Aventura, Brincadeiras e Jogos.

 

OUTROS TRABALHOS

- Cruviana em Taumanan de Macunaíma: Enredo infantojuvenil que engrandece as lendas de Macunaíma e do Monte Roraima numa atenção poética, provocando a interação do leitor ao encontro de significados curiosos, tentando abrir caminhos para interpretações diversas, vestindo sua mente com mensagens sinuosas.

- As Aventuras de Juanito & Sua Corda Mágica: Enredo infantil que narra o envolvimento de uma criança de 4 anos com seus amiguinhos de 9 anos e familiares. A história aborda ainda o viés didático, estimulando organização, higiene e respeito, além de curiosidades, atividades de escrita, cores e desenhos.

- Ditos & Odes sob Afrescos para Eclipsar & Aspirar no Varal: A narrativa é uma breve experiência poética apoiada no Surrealismo de Salvador Dalí, na Renascença de Michelangelo e demais lapsos acidentais do espaço midiático observados para situar inusitadas expressões de comunicação. Ou seja, Ditos e Odes... é uma percepção sobre comportamento, texturas, movimento e toque sustentada numa visão semiótica, buscando entender como o ser humano consegue interpretar as coisas no ambiente que o envolve. E sendo alargada em um cordão, a leitura do folhetim estimula ainda mais reflexão e interação do leitor - até mesmo rabiscando sua opinião nas sombras de cada enredo - enxergando as pessoas e as demais coisas do universo com outros olhos.

- O Mistério Dentro do Inóspito: Numa vontade de testar a confiança, a curiosidade e descobrir do que o amor é capaz, Michel S. FEITOZA escreveu “O Mistério Dentro do Inóspito”, uma saga poética dramática, um labirinto de emoções na perdição do tempo, num espaço que confunde o sossego do espírito!

- Terra de GIGANTES: Baseado nas lamurias épicas das bandas Manowar; Therion; Symphony X; Shaman; Virgin Steel e outras centenas mais do Heavy Metal idolatradas pelo autor, este conto narra as peripécias dos deuses mitológicos, onde no mundo dos Aesir uma batalha épica e estrondosa ruge na atmosfera sagrada rompendo o silêncio salivado pela paz. De fato, é um embate verdadeiramente cruel e sangrento entre irmãos, provocado pelo pai na vontade de nortear cada filho em sua eternidade.

- IMORTAL: Por influências sinistras múltiplas, Michel S. FEITOZA criou uma visão pessoal sobre o Batman - seu herói preferido nos Quadrinhos - tornando o personagem IMORTAL e possuidor de um poder incrível, inigualável tanto quanto as demais espécies do Multiverso DC, tendo ele enorme coragem para aniquilar as ameaças mais sinistras como um novo combatente do crime, solidificado com mais habilidades, brutalidade e poderes mágicos.

 

AGENTE CULTURAL

- Pelo RR Clube HQ, Michel articulou vários eventos culturais em Boa Vista, dentre eles o Comics Fãs, destacando os 75 anos do Batman, realizado no Espaço União Operária/UFRR (Universidade Federal de Roraima); o Hobbit Day, no Overdoze, com apoio do Sesc-RR (Sistema Social do Comércio em Roraima); Além de participação em Feiras de Ciências em escolas estaduais e municipais, e inauguração de lojas, como o Diecast RR - Dia da Toalha, na Mega 3; Diecast RR - Dia do Futuro, Diecast RR - Despertar da Força, ambos no Pátio Roraima Shopping; Bem como o Cosday na loja Panda Eletrônicos, e o Diecast RR - Militaria, na Loja GP Mania, ambos no Roraima Garden Shopping; No currículo ainda consta o Mercado de Pulgas, entre outros, e tudo isso com objetivo de reunir colecionadores de quadrinhos, figuras de ação, carrinhos e etc.

 

Instagram: @sales.5150

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAPAS ICÔNICAS

A magia visual de Eliran Kantor Por Michel Sales Quão gratificante é para os fãs de Heavy Metal montar sua coleção com álbuns icônicos, repl...