sábado, 28 de setembro de 2024

VIPER

A trajetória de uma lenda do Heavy Metal brasileiro

Por Michel Sales 


Formada em São Paulo - no ano de 1985 - o Viper é considerada uma das bandas pioneiras do Heavy Metal brasileiro, contando hoje com uma vasta discografia e prestígio mundial.

Em sua formação inicial, o Viper contou com Andre Matos (vocal), Pit Passarell (baixo), Yves Passarell (guitarra), Felipe Machado (guitarra) e Cassio Audi (bateria). Andre Matos, que tinha apenas 14 anos, viria a se tornar uma figura icônica no metal brasileiro, mais tarde fundando a banda Angra.

Dentre os álbuns de renome dos caras, vale citar: Soldiers of Sunrise (1987), disco que assegurou um estilo influenciado por Iron Maiden e Judas Priest. E embora tivesse uma produção modesta, o álbum conquistou uma base sólida de fãs no Brasil e no exterior; Theatre of Fate (1989), trabalho que mostrou uma evolução significativa na sonoridade do grupo, incorporando elementos neoclássicos e um nível mais elevado de complexidade musical, sendo considerado hoje um dos melhores álbuns de heavy metal nacional em todos os tempos. Nele, Andre Matos impressionou com sua voz, e o álbum também foi muito bem acolhido internacionalmente.

Mas como nem tudo são flores num grupo de mentes insanas e criativas, mudanças ocorreram no terceiro álbum com a saída de Andre Matos em 1990, e Pit Passarell assumiu os vocais para o lançamento de Evolution (1992), disco que marcou novamente uma mudança significativa no som do Viper, agora mais focado em um metal mais direto e pesado, mas mantendo elementos do estilo Power

Algumas características notáveis de Evolution incluem: "Rebel Maniac", "Coming From The Inside" e "The Shelter". Essas músicas mostraram um som mais maduro e diferenciado do Viper, tanto em termos de produção quanto de composição.

Evolution é um trabalho menos neoclássico que os discos anteriores, com uma pegada realmente mais pesada e direta, além de apresentar algumas tendências mais experimentais. E embora a mudança de estilo e de vocalista tenha causado certo estranhamento entre os fãs da primeira fase, o álbum foi bem recebido e é considerado um dos marcos da carreira do Viper.

LEGADO

Nos anos 90, a banda conquistou espaço na cena musical internacional com turnês pela Europa e Japão. Desde então, eles são frequentemente citados como uma das bandas brasileiras mais influentes dentro do estilo, junto com nomes como Sepultura e Angra.

Outros álbuns de destaque do Viper incluem: Coma Rage (1995), All My Life (2007) e Timeless (2023). Assim, a importância do Viper reside não só em sua música, mas também no fato de que ajudaram a abrir portas para bandas brasileiras no exterior. Músicos como Andre Matos e Pit Passarell são ícones no cenário do metal, e a influência do Viper pode ser sentida em várias bandas de metal brasileiras que surgiram depois deles.

Hoje, o Viper é lembrado por sua inovação, energia ao vivo e contribuições para o crescimento da cena heavy metal no Brasil e no mundo.

Vida longa ao Viper!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEGADO ESTRIDENTE

Freedom Call e a grandeza épica de Dimensions Por Michel Sales  Conhecido por sua sonoridade otimista e épica, o Freedom Call lançou em 2007...