Brasil em Ciclo Vicioso: Corrupção, Estagnação e Desigualdade
Por Michel Sales
O Brasil enfrenta hoje um cenário de instabilidade política, onde a perpetuação de politiqueiros no poder, independentemente da ideologia (Direita, Esquerda, Centrão), é sustentada por reeleições sucessivas e esquemas de corrupção. Esse ciclo, frequentemente respaldado por juristas coniventes, vem comprometendo o desenvolvimento do país, também agravando as desigualdades.
Enquanto isso, a população cresce diariamente, tanto pelo nascimento de novos brasileiros que produzem crianças antes mesmo de ter um emprego e um lar fixo, quanto pela chegada de imigrantes, muitos entrando sem controle adequado pelas fronteiras abertas.
Dessa forma, a criminalidade, em suas mais diversas formas, também vem manchando a identidade nacional com mais violência, fome, exploração e desinformação. Ou seja, o país atravessa um de seus momentos mais críticos, onde a sensação de estagnação domina a nação na carência - também diante da constante desvalorização do Real, com a inflação comendo uma população que jamais se alimenta de picanha.
Nesse ritmo frenético, mas como um disco riscado, a vida se repente para grande parte dos brasileiros, perpetuando dificuldades geração após geração. No mais, soluções eficazes seguem distantes, onde muitos sobrevivem à margem do progresso econômico, cultural, habitacional e educacional, presos a uma realidade de dependência e incerteza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário