Na esteira do punk rock, o pós-punk surge revigorando a música mundial
Por Michel Sales
Surgido no
final da década de 1970, na Inglaterra, o pós-punk ampliou a estética sonora do
rock explorando uma originalidade mais livre, incorporando técnicas e riffs predominantes
de baixo, efeitos de guitarra, baterias tribais e experimentações de estúdio.
Com toda
essa liberdade, os grupos logo introduziram efeitos eletrônicos, dance music,
jazz e demais possibilidades técnicas buscando romper com os clichês da época.
E nesse formato, o mercado fonográfico mundial logo implodiu com a aparição de Siouxsie And
The Banshees, Joy Division, The Cure, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Public
Image Ltd, Wire, Magazine, Gang Of Four, The Pop Group, Throbbing Gristle, The
Slits, Killing Joke, The Smiths, Cabaret Voltaire, The Fall, Au Pairs, Talking
Heads, Pere Ubu e até mesmo U2 e Billy Idol principiando esse movimento de
inclinação atmosférica, intimista e poética.
A
sonoridade do Velvet Underground, Captain Beefheart, Frank Zappa, além do glam
rock de Marc Bolan, David Bowie, Brian Eno (ex-Roxy Music) e Iggy Pop (The
Stooges), também foram considerados na receita que formou o estilo pós-punk.
Dessa
forma, os músicos pós-punk afastaram-se dos elementos tradicionais e da
simplicidade crua do punk, adotando uma abordagem mais ampla, englobando uma
variedade de sensibilidades de vanguarda e influências "não-rock". E
nessa mecanização, o estilo também fundamentaria na sequência um novo viés de
rock alternativo, revigorando ainda mais a música mundial, desenvolvendo
gêneros auxiliares como o rock gótico, neo-psicodelia, no wave e industrial,
onde surgiram nomes como The Sisters Of Mercy, Type O Negative, Ministry,
Paradise Lost, HIM, Ghost, entre outras.
Já no Brasil, o pós-punk repercutiu principalmente em Brasília e São Paulo, sendo a Legião Urbana a banda mais popular, incitados por Joy Division, The Cure, Public Image Ltd e Gang of Four, bem como The Smiths, embora a Legião também tivesse adotado outros estilos como Art Rock, Progressivo, Folk e MPB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário