quarta-feira, 7 de maio de 2025

ESPAÇO SABER

Uma casa de leitura, afeto e resistência no coração de Boa Vista


Durante visita ao Espaço Saber, o escritor Michel Sales conheceu a professora e idealizadora do projeto, Celina de Assis, que compartilhou a trajetória e os desafios da iniciativa. 

Fundado em abril de 2022, o espaço funciona como uma biblioteca comunitária e atende atualmente 20 crianças, estudantes da Rede Municipal de Ensino - no contra turno escolar - durante as manhãs e tardes de terças e quartas-feiras, das 8h às 10h e das 16h às 17h30.

Ela contou que sempre teve vontade de dar um retorno à sociedade com um projeto social. "Fui professora de crianças por muitos anos e já tinha um acervo literário em casa. A partir disso, decidi abrir o Espaço Saber nesta casa, que também é minha”, explicou Celina.

O funcionamento do espaço é mantido, em grande parte, com recursos próprios da educadora. O acervo, no entanto, foi formado por meio de doações da comunidade, de instituições como Sesc, Sebrae e, agora, ampliado com o apoio da Fundação Abrinq. “Recebemos doações importantes, inclusive de livros raros, e em breve também vamos integrar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD Literário), com novos títulos chegando por meio da Secretaria de Cultura do Estado”, acrescentou.

Além de livros clássicos e contemporâneos, o Espaço Saber conta com uma gibiteca e um acervo significativo de autores roraimenses, incluindo títulos do escritor Cristino Wapichana, que dá nome ao espaço de leitura infantil da casa. “Temos até uma coleção completa das Constituições do Brasil e a enciclopédia Barsa infantil, que encanta os visitantes”, destacou.

Embora o foco do projeto seja a leitura, a professora revelou que há planos para ampliar as atividades, com possíveis oficinas de música e de teatro. O espaço já contou com uma ação pontual de teatro em parceria com a UFRR, e a expectativa é que novos voluntários se engajem nas atividades. Atualmente, Celina conta apenas com seu próprio esforço e o apoio eventual de estagiários de pedagogia da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

O Espaço Saber também recebe jovens venezuelanos e conta com uma "casinha criativa" instalada no muro, ao lado do portão de entrada, onde a população pode doar livros para o acervo.

Com a recente transformação do espaço em uma biblioteca comunitária reconhecida em rede, Celina pretende ampliar o acesso ao público. “Sempre foi aberto à comunidade, mas agora vamos divulgar os horários e tornar o espaço ainda mais acessível para toda a cidade”, finalizou.

Na oportunidade, o escritor Michel também interagiu com as crianças e realizou a doação de 10 exemplares do acervo Macuxi: Contos do Multiverso. A obra é resultado de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e tem como foco a valorização da literatura fantástica produzida na Amazônia.

O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 7, no bairro Tancredo Neves, zona Oeste de Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SCORPIONS

A humanidade em contagem regressiva Por Michel Sales   Depois de flertar com formatos mais brandos nos anos 90, o Scorpions ressurge e...